quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalistas por FORMAÇÃO!

Agora não é mais exigido diploma para exercer o jornalismo...
Não consigo fingir a decepção com nossos caros amigos do Supremo tribunal federal, que com certeza não apreciam um bom jornalismo, pelo jeito de apreciar só entendem de comida, pois comparar jornalistas com cozinheiros foi uma das comparações mais infelizes que já ouvi. Um cozinheiro, pode aprender a cozinhar praticando, e jornalista? escrevendo babozeiras eu imagino.

Lead, sublead, dead line, passagem, apuração, eles com certeza não sabem o que essas palavras significam, o que não entendem é que todos os outros que não fazem jornalismo também não sabem.

Pelo que os representantes das empresas jornalisticas mais importantes estão falando, nada vai mudar pra gente, e eu realmente acho que não vai mudar, porque conhecimento não se arranca nem por decreto, e comunicação é uma ciência, e como toda ciência quem estuda sab mais e é superior na área..."Comunicação para quem entende de comunicação", slogan da revista imprensa. Talvez até tenha seu aspecto positivo, porque ninguem mais entra na faculdade só por causa do diploma, quem entrar é por amor.

Jornalistas por formação...é inegociavel nosso caráter crítico, nosso intelectualismo diferenciado, nossa curiosidade natural, nossa sede por informação, nossa vida, que jamas será a mesma.
Mais ou menos isso:

"Eles costumam ler muito, e discutir mais ainda.Eles têm o dom da palavra e opinião formada para quase tudo.São curiosos e tendem a ser falantes.Fogem da rotina, querem novidade, novos personagens que constróem a história nossa de cada dia; (nos dai hoje).Ser jornalista é andar de um lado pro outro, carregando a sempre aliada agenda de contatos.Eles trabalham até de noite. E às vezes nos sábados e domingos também.Eles trabalham sob pressão, do relógio, do chefe e da população.Eles cultuam o bom português, buscam detalhes que ninguém vê, eles têm visão crítica, treinada. Eles também investigam, narram, escrevem.Eles não são artistas, mas muitas vezes vistos como tal, não são autoridades, mas são conhecidos como 4° poder. Eles não têm o direito de errar! Jornalismo; profissão ou destino"

2 comentários:

  1. Realmente, curiosa e faladeira vc é!!!
    ;P

    agora, que vc gosta de uma fofoquinha..
    ihaiuhaihuaihaiuhahiauhiau

    bjo, Cah-beção.

    ResponderExcluir
  2. super interressante issu!!
    gostei mesmo huahuauhauhua
    concordo plenament
    disse tudo!!!

    ResponderExcluir